JESUS CRISTO O SENHOR DOS SENHORES

JESUS CRISTO
ESTUDO 01 – Santa Ceia

SANTA CEIA —

Nos evangelhos, a Última Ceia (também chamada de “Ceia do Senhor”) foi a última refeição compartilhada por Jesus com os doze apóstolos antes de sua morte e ressurreição. A Última Ceia tem sido objeto de várias expressões artísticas, sendo a mais famosa o afresco, The Last Supper, de Leonardo da Vinci em Milão, pintada em 1498.

Durante a Última Ceia, e em referência específica ao tomar o pão e o vinho, Jesus teria dito aos seus discípulos, "Façam isso em memória de mim", (1 CORÍNTIOS 11:23–26). Outros eventos e diálogos foram gravados nos Evangelhos. Todas as igrejas cristãs interpretam o descrito como a instituição da Eucaristia ou Santa Ceia.

O vaso que era usado para servir o vinho ficou conhecido também como o "Cálice Sagrado", uma falácia ao atribuir poder a um objeto: "Santo Graal".

A Última Ceia ocorreu na véspera da morte de Jesus. O Novo Testamento narra que Jesus pegou o pão em suas mãos, deu graças e disse aos seus discípulos:"Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim." (1 CORÍNTIOS 11:24). Do mesmo modo, ao fim da ceia, pegou o cálice em suas mãos, levantou ao alto e disse aos seus discípulos: "Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim." (1 Coríntios 11:25)

Destaca-se que nenhuma passagem bíblica afirma haver transubstanciação o consubstanciação. Trata-se apenas de memória, reflexão e confirmação de aliança.

Por fim, cabe repetir a afirmação do Apóstolo Paulo que instituiu a rotina da Santa Ceia para a igreja:

"Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. (1 CORÍNTIOS 11:26-28)

Perceba que muitos interpretam esse texto como um ritual meramente religioso. Na verdade, em cada refeição (Ceia) devemos comer e tomar em memória de Cristo,sempre realizando autoexame de nossas condutas. Para isso também servem as orações antes das refeições, além do agradecimento a Deus.

Se a sua igreja determina um rito, participe da comunhão local com muita alegria, cumprindo o ritual, lembrando de nossa aliança eterna com Cristo e realizando autoexame. Mas nada impede que você a faça com seus irmãos em Cristo, ou com sua família, na sua casa, em memória ao Senhor Jesus Cristo.

De seu irmão em Cristo, Japhet Pereira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>