Homem morre após ser atacado por tubarão no Litoral Sul de Pernambuco

Posted by Japhet2 & filed under Uncategorized.

Vítima de 41 anos foi atacada por animal na Praia do Paiva, no Cabo.

Com esse caso, sobe para 58 o número de vítimas no estado.

Propesca faz manifestação no Recife (Foto: Gabriela Alcântara / G1)

Um homem de 41 anos que morreu após entrar na Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul de Pernambuco, foi vítima de ataque de tubarão. A morte ocorreu em maio, mas o caso só foi confirmado após a divulgação do laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, na quinta-feira (6). “O exame diz que a causa da morte foi por ataque de animal de grande porte”, afirmou a presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), Rosângela Lessa.

Segundo ela, a vítima foi vista pela última vez em 25 de maio. “Ele não era surfista nem banhista assíduo. Testemunhas contaram que ele costuma ingerir bebida alcoólica e entrou no mar nesse dia. O corpo só foi achado, três dias depois, no dia 28 de maio, pelo Corpo de Bombeiros e levado ao IML”, acrescentou a oceanóloga da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com esse caso, sobe para 58 o número de vítimas de ataques de tubarão em Pernambuco.

O último ataque na costa pernambucana havia sido registrado em 23 setembro de 2012, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A vítima foi um adolescente de 16 anos. De acordo com o Cemit, as espécies cabeça-chata e tubarão-tigre são as mais comuns no litoral. “Mas pode ser que outras espécies ainda não identificadas estejam envolvidas com os ataques no estado”, disse Rosângela Lacerda.

Os ataques em Pernambuco começaram a ser contabilizados em 1992. Dados do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões revelam que 70,2% das vítimas, ao longo dos anos, tinham entre 14 e 25 anos. Além disso, 35,1% das ocorrências foram registradas durante período de Lua cheia. Dos 58 ataques, 23 ocorreram na Praia de Boa Viagem e 17, na vizinha Praia de Piedade, situada no município de Jaboatão doa Guararapes, na Região metropolitana do Recife (RMR).

A área de Boa Viagem e Piedade, onde houve 70% dos ataques, é sinalizada com placas que alertam para o risco. Ainda conforme o Cemit, 35 vítimas dos tubarões em Pernambuco sobreviveram. Outras 23 pessoas morreram após serem mordidas pelos animais nos últimos 21 anos.

Fonte : http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/06/confirmada-morte-por-ataque-de-tubarao-no-litoral-sul-de-pernambuco.html

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>