Bombeiro do ES caminha 150 km em comemoração à aposentadoria

Posted by Japhet2 & filed under Uncategorized.

João Antônio Daroz, de 52 anos, encerra 25 anos de carreira.

Ele vai andar de Vitória até Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado

Antônio Daroz, de 52 anos, que encerra os 25 anos de carreira. (Foto: Bernardo Coutinho/ A Gazeta)

“A lição que fica é que vale a pena ser um bombeiro. É uma razão de ser, é um sacerdócio  emocionante”. Essas são as palavras do coronel do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, João Antônio Daroz, de 52 anos, que encerra os 25 anos de carreira com uma caminhada de Vitória até a sua cidade natal em Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul do estado. A percurso de 150 km começa às 13h desta quarta-feira (10) e termina na segunda-feira (15). A expectativa do coronel é percorrer 25 km a cada dia e parar para descansar nos quartéis que encontrar pelo trajeto, ou em hotéis.

O ponto de partida de Daroz é o quartel dos bombeiros na Enseada do Suá. De lá, ele segue até o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Viana. Nesta quinta-feira (11), ele passa pela BR-101 até chegar em Guarapari. “A ideia da caminhada partiu de uma brincadeira com amigos. Fui sedimentando e abracei o desafio. Mesmo estando com a idade meio avançada, será um prazer atingir o meu objetivo. Esta é uma maneira de coroar a minha carreira dedicada à defesa da vida”, explicou o bombeiro.

Segundo Daroz, duas vezes por semana, ele se dedicava às atividades físicas. “Corro, caminho, faço abdominal e acredito que, com esse preparo, vou conseguir fazer todo o trajeto até Cachoeiro de Itapemirim. Meu destino é a casa da minha mãe, localizada no distrito Vargem Grande de Soturno, de onde saí quando tinha 22 anos. Minha vida foi dedicada ao Corpo de Bombeiros e isso irei levar para toda a minha vida”, disse.

Lembranças

O coronel lembra que ingressou na carreira em 1983 como sargento da Polícia Militar capixaba. Em 1987, concluiu o curso de formação de oficiais no Rio de Janeiro e, por obter o primeiro lugar na academia, pôde escolher onde continuar a carreira, sendo incorporado ao Corpo de Bombeiros em 1988.

Incêndio do Mercado da Vila Rubim, em Vitória, em 1994.  (Foto: Arquivo/ TV Gazeta)

Para Daroz, três ocorrências marcaram a sua vida. O principal deles foi o incêndio do Mercado da Vila Rubim, em Vitória, em 1994. Ele lembrou que o combate ao incêndio, de grande proporção, durou cerca de oito horas. “Fui o primeiro a chegar no local porque eu estava em uma loja bem próxima. O volume de fogo era grande, bombas explodiam em meio as escombros e muitas vidas foram ceifadas. O fato foi lamentável, mas pude contribuir com o meu trabalho e isso marca profundamente a gente”, desabafou.

O segundo fato mais importante para o bombeiro foi o socorro a uma criança que havia caído de uma construção. A criança foi perfurada com um ferro do abdome até o ombro e sobreviveu aos ferimentos. A terceira ocorrência mais marcante para Daroz, foi o resgate de um trabalhador de um pedreira que ficou debaixo de pedras por mais de sete horas.

Daroz disse que o tempo da aposentadoria será aproveitado com a esposa e com os dois filhos. Ele ainda pensa em dedicar o tempo vago com trabalhos sociais. “A nossa vida continua. Os bombeiros são vistos pela sociedade como heróis, mas somos seres humanos, sujeitos a erros e falhas”, destacou o coronel.

Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/04/bombeiro-do-es-caminha-150-km-em-comemoracao-aposentadoria.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>