Bombeiros buscam desaparecidos após desabamento em porto do AP

Posted by Japhet2 & filed under Uncategorized.

Caminhões e guindastes de mineradora caíram no Rio Amazonas.

Para empresa, onda grande varreu orla, provocando abalo.

Equipes do Corpo de Bombeiros buscam nesta quinta-feira (28) seis pessoas que estão desaparecidas após um desabamento de uma mineradora na região portuária de Santana, a cerca de 20 km de Macapá, a capital do Amapá. A informação é do major Roberto Neri, da assessoria do Corpo de Bombeiros do estado.

Segundo os bombeiros, o desmoronamento fez com que caminhões, guindastes e parte da área administrativa da mineradora, que estavam em uma estrutura flutuante, caíssem no Rio Amazonas.

O incidente ocorreu por volta das 0h30 desta quinta-feira (28) e as causas ainda estão sendo investigadas.

Porto de Santana (Foto: Corpo de Bombeiros AP/Divulgação)

Mergulhadores, homens da defesa civil, da Capitania dos Portos e da Polícia Militar também estão no local.

No início da madrugada, dois funcionários da empresa foram socorridos com vida do rio, informaram os bombeiros.

À TV Amapá, o assessor de imprensa local da mineradora Anglo American Brasil afirmou que o desabamento foi provocado por um fenômeno da natureza.

Ele afirmou que “uma onda grande varreu toda a orla” e que “houve um desmoronamento de terra em que foram tragados equipamentos, caminhões e pessoas”.

Em nota, a mineradora confirmou que por volta das 12h desta quinta-feira, seis pessoas permaneciam desaparecidas (sendo 3 funcionários e outros três contratados). Informações iniciais atribuem o acidente “a uma massa de água anormalmente grande que se moveu pelo braço do rio”, diz a empresa. (leia a íntegra do comunicado abaixo).

As buscas pelos desaparecidos não têm prazo para acabar, informou o major Neri.

Veja abaixo o comunicado da Anglo American sobre o caso:

“A Anglo American – Sistema Amapá informa que, por volta da meia noite desta quinta-feira (28), ocorreu desmoronamento de parte do terreno onde se localiza o píer flutuante utilizado na atracação de navios que embarcam minério de ferro. As causas do desmoronamento ainda estão sendo investigadas – informações iniciais atribuem o acidente a uma massa de água anormalmente grande que se moveu pelo braço do rio pois outros portos localizados na região também foram afetados. Veículos e equipamentos em operação foram tragados para dentro do rio. Até o momento, seis pessoas (3 funcionários e 3 contratados) estão desaparecidas.

A Anglo American comunicou o incidente a todas as autoridades de segurança do Estado. A área atingida foi interditada pelo corpo de bombeiros e as buscas às pessoas desaparecidas foram iniciadas imediatamente. A empresa está tomando as providências necessárias para atendimento e apoio às famílias dos desaparecidos.”

Fonte:http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/03/bombeiros-buscam-desaparecidos-apos-desabamento-em-porto-do-ap.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>