Cadastramento biométrico de eleitor será reforçado no DF, diz TER

Posted by Japhet2 & filed under Uncategorized.

Serviço foi procurado por 37.149 eleitores após um mês de atendimento.

Recadastramento é obrigatório, gratuito e deverá ser agendado, diz TRE.

O Tribunal Regional do Distrito Federal (TRE) anunciou nesta segunda-feira (25) que vai reforçar a partir do próximo mês o atendimento aos eleitores para a realização do cadastramento biométrico. De acordo com o tribunal, o GDF vai ceder 92 servidores e 192 estagiários que serão treinados para fazer o atendimento dos eleitores.

Segundo o diretor-geral do órgão, Arthur Cezar da Silva Júnior, também está prevista uma parceria com o Exército para a sessão de 95 militares. O horário de atendimento deverá ser ampliado a partir do próximo mês.

Sistema biométrico de votação usa tecnologia nas eleições (Foto: Reprodução EPTV)

Nesta segunda, o cadastramento biométrico está completando um mês de implantação com 37.149 eleitores que procuraram o cartórios e postos eleitorais para fazer o recadastramento obrigatório.

A  identificação por meio da impressão digital  reduz a possibilidade de fraude e dá mais segurança nas votações., diz o tribunal. O DF tem 1.861.622 eleitores registrados e o  prazo para recadastramento vai até o dia 31 de março do ano que vem.

Segundo o desembargador do TRE Mario Machado, quem não cumprir o prazo não poderá votar nas eleições de 2014. O eleitor terá o título cancelado, o que o impossibilita de tirar o passaporte e participar de concursos públicos e pedir empréstimos em bancos oficiais, entre outros impedimentos.

Os eleitores devem agendar a visita pelo site do TRE ou pelo  telefone 3048-4000, das 12 às 19 horas. O tribunal informou que 41.078 eleitores já estão agendados para fazer a biometria no mês de abril. Depois, basta comparecer a um cartório ou posto eleitoral.

O cadastro é gratuito e, de acordo com o desembargador, leva cerca de 20 minutos para ser concluído no cartório ou no posto eleitoral. Mesmo quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – devem fazer o recadastramento.

Segundo do TRE, os cartórios e postos de Ceilândia foram os que mais receberam eleitores nesse primeiro mês. Levantamento mostra que os cartórios de Taguatinga Norte, Gama e Sobradinho registram grande procura de eleitores.

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/03/cadastramento-biometrico-de-eleitor-sera-reforcado-no-df-diz-tre.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>