Corpo de Bombeiros reforça o combate às queimadas em Goiás

Posted by Japhet2 & filed under Uncategorized.

Operação ‘Cerrado Vivo’ abrange todo estado; vídeo mostra fogo na GO-520.

Corporação diz que 581 incêndios em vegetação já ocorreram neste ano.

O Corpo de Bombeiros reforçou nesta terça-feira (16) o trabalho para combater as queimadas em Goiás. Segundo a corporação, a operação “Cerrado Vivo” será realizada em todo o estado, especialmente nas áreas próximas aos 32 parques ambientais. No ano passado, 6.050 ocorrências de incêndios florestais foram registradas no estado. Do começo do ano até agora, quando começa a fase crítica, já foram 581.

Imagens mostram uma dessas queimadas às margens da GO-520, em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, na segunda-feira (15). Em função do vento, o fogo se alastrou rapidamente, causando muita fumaça. Os motoristas que precisaram passar pelo trecho enfrentaram dificuldades para visualizar a estrada (veja vídeo acima).

Segundo o comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Pedro Carlos Borges de Lira, os trabalhos preventivos começaram a ser realizados pela corporação em fevereiro deste ano, mas agora a operação começa já na fase de combate ao fogo.

“Começamos primeiro orientando a população e aos responsáveis pelos parques sobre a importância da prevenção e o manuseio correto em caso de incêndios. Mas agora as ocorrências começam, de fato, a aumentar”, disse.

Para os trabalhos, os socorristas se preparam com caminhões, como um especial para áreas de floresta, e com diversos equipamentos de segurança. “Temos alguns individuais utilizados nesses casos, como bombas costais, óculos, luvas, para proteger o combatente. Também temos diversos outros materiais para impedir o avanço do incêndio”.

Segundo o bombeiro, em alguns casos, até um lança chamas é usado. “Algumas vezes é necessário usar o fogo para combater o fogo. Sendo assim, a gente coloca as chamas de um lado para encontrar as que vêm do outro e, dessa forma, elas são extintas”, disse.

Vale lembrar que provocar incêndio em vegetação é um crime ambiental, com pena de prisão que vai de três meses a um ano, além de multas que variam de acordo com a área afetada.

Bombeiros se preparar com uma série de equipamentos para combater queimadas, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/06/corpo-de-bombeiros-reforca-o-combate-queimadas-em-goias.html

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>