Tempo seco faz aumentar quantidade de queimadas em Goiás

Posted by Japhet2 & filed under Uncategorized.

Nos últimos 12 meses, bombeiros registraram 90 incêndios em Itumbiara.

Sargento alerta que é preciso cautela para não causa grande chamas.

O fim do período chuvoso favorece a ocorrência de queimadas em todo o estado de Goiás. Em Itumbiara, na região sul, a estiagem e a vegetação seca, já contribuiram para o registro de 90 incêndios nos últimos 12 meses, segundo o Corpo de Bombeiros, dez a mais que na comparação com o período anterior.

Até mesmo as plantas sofrem com a mudança do tempo. O tom amarelado substitui o verde e contribui para o fogo se alastrar. A última queimada registrada foi em uma área do Distrito Agroindustrial de Itumbiara (Diagri). Entretanto, os militares conseguiram intervir rapidamente e evitar que o fogo se alastrasse por uma área muito grande.

“A nossa prioridade [nesse período] seria os parques municipais, estaduais e federais, como também as reservas legais e as fazendas” diz o sargento Valdinei Bento de Moura.

Ele também alerta que as grandes queimadas sempre começam de forma despretensiosa, como uma pequena fogueira para queimar lixo. Por isso, é preciso ter precaução.

“Enganam-se as pessoas que imaginam que um incêndio florestal de grande porte se inicia daquele tamanho. Ele começa com um fósforo, um isqueiro ou uma criança brincando”, informa.

Tempo seco faz aumentar quantidade de queimadas em Itumbiara, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/05/tempo-seco-faz-aumentar-quantidade-de-queimadas-em-goias.html

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>