Casa com risco de desabar no DF obriga vizinhos a desocupar imóveis

Posted by Japhet2 & filed under Uncategorized.

Ela foi ampliada sem estudos técnicos e tem rachaduras pelas paredes.

Defesa Civil já interditou residência; vizinhos dizem não ter para onde ir.

Dois andares foram construídos sem estudos técnicos e agora a casa corre o risco de desabar (Foto: TV Globo/Reprodução)

Uma casa com risco de desabamento na quadra 4 do Jardim Roriz, em Planaltina, no Distrito Federal, está obrigando os vizinhos a desocuparem suas residências. A Defesa Civil interditou o imóvel e outras duas casas ao lado no último dia (15), mas o problema pode afetar sete residências.

A casa foi ampliada em dois andares irregularmente e sem estudos técnicos. Telhas foram levadas pela chuva, há diversas infiltrações e rachaduras pelas paredes, parte da laje e de ferros está exposta.

O governo pediu que o dono da casa, de mais de 70 anos, fizesse um escoramento. Porém, segundo parentes, ele está internado com câncer em estágio avançado no Hospital de Base de Brasília e não tem dinheiro para consertar a obra. “Meu padrasto não tem condições de fazer o escoramento”, disse o enteado Luciano Luiz.

Laje e ferros estão expostos em banheiro, próximos à fiação elétrica (Foto: TV Globo/Reprodução)

A alternativa encontrada pela Defesa Civil é que o proprietário declare a condição de impossibilidade formalmente. Dessa forma, o órgão pode, junto aos bombeiros, escorar e demolir a edificação. O homem não havia se pronunciado até a última atualização desta reportagem. Se ele não assinar uma autorização, toda a área das casas notificadas terá de ser esvaziada, informou o órgão.

Preocupação

Três famílias que já desocuparam casas vizinhas estão com parentes ou morando de aluguel, mas nem todos podem pagar para ficar em outro lugar.

A auxiliar de serviços gerais Fátima Lourenço mora com filhas e netas atrás da residência em risco, foi notificada pela Defesa Civil no dia 20 e diz não ter o que fazer. “Não tenho condições de pagar aluguel. A casa em que moro é minha. Um aluguel custa no mínimo R$ 800.”

O locutor Rony Andrade e a mulher grávida de nove meses não sabem para onde ir. “A gente tem que sair às pressas, procurar um lugar para ficar, tem que fazer a mudança. Tudo isso na correria. Não tem solução.”

O carroceiro Antônio Aguiar também está preocupado. “Para mim a situação está difícil. Não estou dormindo de noite, não estou podendo ficar sossegado por causa disso aí, com medo de cair em cima da gente.”

Fonte:http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/05/casa-com-risco-de-desabar-no-df-obriga-vizinhos-desocupar-imoveis.html

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>