Corpo de Bombeiros reforçará serviços durante o carnaval em SC

Posted by Japhet2 & filed under Uncategorized.

Operação Carnaval 2015 inicia nesta sexta (13) e vai até terça-feira (17).

Equipes estarão em locais com concentração de foliões em todo estado.

Zé Pereira (Foto: Valéria Martins/G1)

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina inicia nesta sexta-feira (13) a Operação Carnaval 2015. Guarnições dos bombeiros devem monitorar os pontos com concentração de foliões em municípios onde haverá festas. O reforço na segurança segue até a terça-feira (17).

Haverá serviços de atendimento pré-hospitalar, resgate e salvamento nesses pontos. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, o serviço de guarda-vidas será reforçado, além das ações de prevenção de incêndio, acidentes e afogamentos. O helicóptero e o avião do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) reforçará a Operação.

“Estaremos mais próximos da comunidade para dar mais agilidade aos atendimentos no período festivo. Durante o dia, as ações serão dirigidas aos banhistas em balneários visando a prevenção de afogamentos. À noite, nossa atenção especial volta-se para os foliões”, explica o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do estado, Coronel BM Onir Mocellin.

Para a realização de festas de carnaval, é exigido sistemas de segurança com aprovação prévia do Corpo de Bombeiros Militar. “As atividades dos próximos dias completam as ações iniciadas com a análise de projetos e a fiscalização dos locais onde vão ocorrer os eventos temporários, como bailes em clubes ou ruas das cidades”, destaca o Comandante-Geral.

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina reforça algumas dicas de segurança para aprofeitar as festas e as praias durante o carnaval.

Em festas:

- Antes de entrar em local fechado com reunião de público, verifique se a quantidade de pessoas condiz com o espaço físico disponível

- Identifique e localize locais de escape, sinalização e saídas de emergência. Confira se os acessos estão desimpedidos

- Se houver princípio de incêndio ou tumulto, mantenha a calma e procure um local seguro

 

Na praia:

- Dê preferência por áreas monitoradas por guarda-vidas

- Evite nadar sozinho e em locais afastados

- Avalie sempre a possibilidade de um incidente na água

- Observe e obedeça a sinalização de praia. Em caso de dúvida, informe-se com o guarda-vidas

- Não consuma bebidas alcoólicas antes de entrar na água

- Evite se afastar da margem, mesmo se souber nadar

- Não tente salvar pessoas em apuros sem estar devidamente habilitado. Como opção, lance flutuadores

- Redobre a atenção sobre as crianças.

Fonte:http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/carnaval/2015/noticia/2015/02/corpo-de-bombeiros-reforcara-servicos-durante-o-carnaval-em-sc.html

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>